Programa "Operação Terra Forte" é apresentado em Palmeira das Missões
O programa é voltado a produtores da agricultura familiar e tem como foco a recuperação socioprodutiva, ambiental e de resiliência climática no meio rural.
Publicado em 29/07/2025 às 22:10
Atualizado em 30/07/2025 às 06:06
Capa Programa "Operação Terra Forte" é apresentado em Palmeira das Missões

Foto de Ramon Mendes / Rádio Palmeira

Durante a tarde dessa terça-feira (29), foi realizado no Centro Cultural Mozart Pereira Soares, em Palmeira das Missões, a apresentação oficial do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, conhecido como "Operação Terra Forte", para o município e região circundante.O evento foi promovido pela Emater-RS/ASCAR de Palmeira das Missões, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Palmeira das Missões.

A apresentação dos detalhes técnicos do programa ficou a cargo dos extensionistas do escritório regional da Emater de Frederico Westphalen, Felipe Lorensini e Marlete Peroza Piaia, que falaram ao público, formado majoritáriamente por pequenos agricultores de Palmeira das Missões e região, além de autoridades municipais, figuras públicas e representantes do Sindicato Rural (SR) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município, além da equipe da Emater de Palmeira das Missões, representada por André de Oliveira, extensionista rural, e Thais Albarello, extensionista social. Foram apresentados os objetivos, critérios e etapas de implementação do programa no município.

O programa é voltado a produtores da agricultura familiar e tem como foco a recuperação socioprodutiva, ambiental e de resiliência climática no meio rural. As reuniões são abertas e direcionadas à participação das comunidades do interior do município. O Operação Terra Forte é uma iniciativa estadual voltada à recuperação de solos. A proposta envolve o incentivo a práticas agrícolas sustentáveis com ênfase na reorganização produtiva de propriedades atingidas por eventos climáticos extremos.

Fonte: Ramon Mendes - Jornalismo RP

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira