Foto de ASCOM Prefeitura de Palmeira das Missões / Divulgação
A Caminhada pela Vida reuniu cerca de cinco mil pessoas na manhã desta sexta-feira (25), em Palmeira das Missões, em uma das maiores mobilizações já realizadas no município em torno da conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio. Promovida pela Administração Municipal, a atividade integrou as ações do Setembro Amarelo e contou com a participação de entidades, instituições, órgãos de segurança, profissionais da saúde, grupos sociais e comunidade.
A mobilização teve início na Praça Paulo Ardenghi e percorreu a Avenida Independência até a Praça Nassib Nassif. Durante o percurso, médicos, psicólogos e outros profissionais da saúde compartilharam informações e orientações sobre a importância da prevenção, do cuidado com a saúde mental e da busca por apoio sempre que necessário.
Comunidade mobilizada pela vida
O secretário municipal de Educação, Alfredo Ávila, um dos responsáveis pela organização da atividade, destacou a adesão da comunidade e classificou a caminhada como uma das maiores mobilizações já realizadas em Palmeira das Missões em defesa da vida.
Segundo Ávila, a organização partiu de um chamamento às entidades e às diferentes forças da comunidade, incluindo segurança pública e clubes de serviço. A proposta foi reunir instituições que já desenvolviam ações relacionadas ao Setembro Amarelo em uma única mobilização.
“Hoje está acontecendo uma mobilização das mais bonitas que a gente já fez em Palmeira das Missões, uma mobilização pela vida. O Setembro Amarelo faz essa reflexão. Nós fizemos um chamamento às entidades, a todas as forças da comunidade, segurança pública, clubes de serviço e todas as entidades vieram e estão conosco”, afirmou.
A iniciativa, conforme o secretário, surgiu a partir de uma conversa com representantes do SESC e ganhou dimensão com a participação de outras instituições. Entre os setores envolvidos estiveram a Polícia Civil, a Brigada Militar e demais entidades da comunidade.
Ávila também ressaltou a presença de médicos, psicólogos e outros profissionais da saúde durante a caminhada, levando orientações à população sobre a importância de cuidar da saúde física e mental e atuar na prevenção do suicídio.
Saúde mental como prioridade
O secretário municipal de Saúde, Sidi Oliveira, destacou a importância de tratar o tema com naturalidade e ampliar os espaços de informação e acolhimento.
“A saúde mental precisa ser discutida com naturalidade, com informação e, principalmente, com acolhimento. Esta caminhada é uma forma de estarmos próximos da comunidade, orientando, ouvindo e mostrando que buscar ajuda faz parte do cuidado com a saúde. A participação de tantas pessoas demonstra que Palmeira das Missões está disposta a olhar para esse tema com responsabilidade e humanidade”, ressaltou.
A mobilização envolveu a Administração Municipal e as secretarias de Educação, Saúde e Bem-Estar Social, além da área da Cultura, órgãos de segurança, entidades e organizações da comunidade.
Programação cultural marcou encerramento
Na chegada à Praça Nassib Nassif, a programação contou com diferentes momentos de integração.
O Coral da Maturidade Ativa do SESC de Palmeira das Missões realizou uma apresentação para o público. Na sequência, a 2ª Prenda Juvenil da 17ª Região Tradicionalista, Maria Clara Sandri, participou da programação com uma declamação.
As atividades culturais marcaram o encerramento da caminhada após o percurso pela Avenida Independência.
Ipê-amarelo simboliza continuidade
Como símbolo da continuidade da ação e do cuidado coletivo, foi realizado o plantio de uma muda de ipê-amarelo atrás da estátua do Pé-no-Chão.
A muda ficará aos cuidados da comunidade, com a proposta de acompanhar seu crescimento e florescimento ao longo dos anos. O gesto representa a necessidade de cultivar diariamente o cuidado com a saúde e com a vida.
Trabalho continua após a caminhada
Alfredo Ávila afirmou que a mobilização não encerra as ações relacionadas à saúde mental no município. Segundo ele, o trabalho seguirá sendo desenvolvido nas áreas da saúde e da educação, incluindo ações nas escolas e o acompanhamento realizado por profissionais de psicologia. A proposta é ampliar o envolvimento das famílias e da comunidade nas iniciativas de prevenção e cuidado com a saúde mental.
O secretário reforçou que, a partir da caminhada, o trabalho de promoção da saúde mental continuará sendo desenvolvido devido à importância do tema para a comunidade. Ávila também destacou que a mobilização demonstra a capacidade de diferentes setores atuarem de forma conjunta, avaliando que, “certamente nós construímos em várias mãos uma Palmeira melhor”.
Publicado por
