Palmeira das Missões registrou, no primeiro turno das Eleições 2026, realizado neste domingo (4), votação majoritária para candidatos do PL. Com 100% das 79 seções apuradas, Flávio Bolsonaro foi o candidato mais votado para a Presidência da República, com 10.744 votos, o equivalente a 57,02% dos votos válidos.
Lula, do PT, ficou em segundo lugar, com 27,68% dos votos. Na sequência apareceram Escritor Augusto Cury (Avante), com 2,02%, e Ronaldo Caiado (PSD), com 1,55%.
Disputa pelo governo do Estado
Na eleição para governador do Rio Grande do Sul, Zucco, do PL, também liderou a votação em Palmeira das Missões. O candidato recebeu 10.264 votos, correspondentes a 57,15% dos votos válidos.
Juliana Brizola, do PDT, terminou em segundo lugar, com 36,66%, seguida por Gabriel Souza (MDB), com 5,61%. Ao todo, foram registrados 17.960 votos válidos para o cargo.
Sanderson venceu para o Senado
Na disputa pelo Senado, Sanderson, do PL, foi o mais votado no município, com 10.128 votos, ou 29,74%. Marcel Van Hattem, do Novo, ficou em segundo, com 9.891 votos, alcançando 29,05%.
Manuela D’Ávila (PSOL) obteve 19,31% e Pimenta (PT), 18,91%. A disputa registrou 34.052 votos válidos.
Pedro Westphalen liderou para deputado federal
Entre os candidatos a deputado federal, Pedro Westphalen, do PP, recebeu a maior votação em Palmeira das Missões, com 1.871 votos. Covatti Filho, também do PP, ficou em segundo, com 1.431 votos.
Maurício Marcon (PL) foi o terceiro mais votado, com 1.214 votos, seguido por Marcon (PT), com 1.142. Giovani Cherini (PL) recebeu 968 votos e Bibo Nunes (PL), 821.
Na sequência apareceram Pompeo de Mattos (PDT), com 714 votos; Bohn Gass (PT), com 661; Afonso Motta (PDT), com 595; e Rony Gabriel (Podemos), com 572 votos.
Dos dez candidatos mais votados no município, nove foram eleitos para a Câmara dos Deputados. Afonso Motta não aparece entre os eleitos.
Adão Pretto foi o mais votado para deputado estadual
Na disputa para deputado estadual, Adão Pretto (PT) liderou a votação em Palmeira das Missões, com 1.671 votos.
Marcus Vinícius (PP) ficou em segundo lugar, com 895 votos, seguido por Salmo (PP), com 813. Adri Cherini (PL) foi a quarta mais votada, com 750 votos, enquanto Luís Fernando Pires (PP) recebeu 638.
Na sequência aparecem Sandro do Covatti (PP), com 612 votos; Lucas Dias (PSDB), com 599; Gilmar Sossella (PDT), com 597; Sidi Cardoso (PT), com 559; e Jeferson Fernandes (PT), com 542 votos.
Entre os dez candidatos mais votados para deputado estadual no município, seis foram eleitos: Adão Pretto, Marcus Vinícius, Salmo, Adri Cherini, Luís Fernando Pires, Gilmar Sossella e Jeferson Fernandes — totalizando, na verdade, sete eleitos entre os dez primeiros colocados.
A apuração em Palmeira das Missões foi concluída com 100% das 79 seções totalizadas.
Publicado por
