Foto de ASCOM Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões / Divulgação
Palmeira das Missões realiza, nos dias 5 e 6 de novembro de 2026, uma Festa Literária com programação dedicada à literatura, à cultura regional e à produção artística local. O evento reunirá escritores, artistas, educadores, estudantes e comunidade em atividades que incluem saraus, encontros com autores, espetáculos teatrais, sessões de autógrafos, lançamentos de livros e apresentações musicais.
A abertura oficial será na quinta-feira (5), às 19h, com a participação de autoridades, representantes da cultura, escritores, artistas, educadores, convidados e comunidade. A cerimônia apresentará o conceito da Festa Literária, o sistema de alternância com a Feira do Livro e o tema da edição.
Sarau abre programação
Após a abertura, às 19h30, será realizado o Sarau Carijada – Literatura Oral do Mate, projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc e produzido por Ramiro Grethe Bregles.
A atividade reunirá poesia, declamação, música regional e oralidade, aproximando a literatura da palavra falada, do verso, do mate compartilhado e das histórias transmitidas entre gerações.
Encontros com escritores e apresentações
Na sexta-feira (6), a programação começa às 8h30 com uma recepção cultural voltada ao público e às escolas, com causos, histórias e curiosidades relacionadas ao Carijo e à cultura de Palmeira das Missões.
Às 8h45, será realizado o encontro “De onde vêm as histórias que contamos?”, com escritores locais que participam com suas obras na fase local do Carijo da Canção Gaúcha. A atividade abordará criação, inspiração, memória, escrita e identidade, com mediação do professor e historiador Henrique Lima.
Participam Romulo Chaves, Ramiro Grethe Bregles, Arthur Nerling, José Ricardo Nerling, Dorival Godoi e Vinicius Spiguer, além de outros artistas convidados.
Às 10h, o Grupo Ueba apresenta o espetáculo teatral Quixotchê e as Histórias dos Pampas, que estabelece uma relação entre o imaginário literário e a cultura regional.
Na sequência, às 11h, será realizado o Encontro com os livros, destinado à sessão de autógrafos, visitação e aproximação entre autores e leitores.
Teatro, memória e história
As atividades serão retomadas à tarde, às 14h, com uma nova recepção cultural. Às 14h15, o projeto Bonecas “Makenas” Resgatam a Cultura, do Movimento de Meninos e Meninas de Rua, apresentará uma proposta que reúne teatro, memória e ancestralidade negra.
A atividade terá como foco o resgate da cultura afro dos remanescentes da Colônia Chupim e a formação teatral de crianças e adolescentes.
Às 14h45, será apresentado o livro Palmeira das Missões: das Missões até Palmeira, de Fabiane Fagundes Jantsch, Henrique Pereira Lima e Rita Soares do Nascimento, com organização de Henrique Pereira Lima e participação de Rosmeri Soares Novais.
A obra propõe abordar, de forma lúdica, a história das Missões até Palmeira das Missões, a partir de uma produção construída a várias mãos.
O Grupo Ueba retorna às 15h15 com Quixotchê e as Histórias dos Pampas. Às 16h, escritores e leitores voltam a se encontrar em uma nova sessão de autógrafos.
Lançamentos da produção local
A programação noturna começa às 18h com o Coquetel Literário – Lançamentos da Nossa Terra. A atividade será dedicada à apresentação de obras de escritores locais, incluindo projetos contemplados pela Política Nacional Aldir Blanc e produções independentes.
Além da apresentação dos livros, os autores terão espaço para compartilhar histórias relacionadas à criação das obras. Na sequência, será realizada uma sessão coletiva de autógrafos.
Encerramento com música
O encerramento da Festa Literária ocorre às 20h, com o espetáculo musical “Loma Solaris: Preta Gaúcha”.
A apresentação encerra a programação aproximando literatura, música, identidade e cultura gaúcha e retoma a proposta do evento de relacionar a palavra, a história, o verso e a canção.
Publicado por
